Google
Ler e publicar artigos, monografias, contos, poesias e textos em geral.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Problemas com inicialização do Windows após desinstalação do Linux em Dual Boot

Pensando nos diversos problemas que enfrentamos ao iniciar no mundo do Linux, lembrei do quando foi difícil particionar, instalar e deixar o hd em dual boot da forma que eu queria. Foi baseado nisso que decidí abordar alguns tópicos sobre problemas com os quais nos deparamos nos primeiros passos com o Linux em dual boot, como por exemplo quando decidímos tirar o pinguin do nosso hd por qualquer motivo e nos deparamos com a não inicialização do windows, por que isso acontece ? é isso que vou tentar explanar neste tópico.

O arranque ou inicialização do nosso computador começa com um teste de comunicação entre os componentes da placa mãe, este teste é chamado de POST, logo o sistema solicita os dados da BIOS e configura os dispositivos I/O, após este processo é lido primeiro espaço do hd (a primeira partição) chamado de MBR. O MBR contém 512 bytes de informação do disco.

Então o que acontece ?
Na verdade quando instalamos o windows, ele grava as suas informações de iniciliazação na MBR, então quando o sistema faz a leitura, informa ao sistema que é para inicializar o XP, quando instalamos o Linux em dual boot (dois sistemas em um mesmo HD) precisamos instalar um gerenciador de boot, para que ao ser feita a leitura da MBR o sistema nos apresente as opções de sistema para que escolhamos por qual queremos inicializar. No linux temos o GRUB e o LILO (como este tópico é apenas para conhecimento do problema ocacionado ao desinstalar o linux, não vou me aprofundar nos gerenciadores), ao instalarmos um desses dois gerenciadores eles se alocam na MBR, sobreescrevendo as informações do XP.
Este gerenciador de boot assume o papel de nos mostrar quais os sistemas operacionais instalados no nosso HD e permitir a escolha entre eles. Ao desinstalarmos o linux, o gerenciador de boot ainda encontra-se inatalado na MBR, para tira-lo temos que limpar este setor (passo que explicarei logo mais), só que isso gera uma surpresa para os iniciantes, ao reiniciar o computador, o windows não é inicializado, por que ? por que como havia comentado, ao instalarmos o gerenciador de boot, o mesmo sobreescreve as informações de inicilização do windows, então quando removemos o gerenciador de boot, o MBR fica sem informação nenhuma.

E agora ?

Bom, a solução para isso é a reinstalação das informações de inicialização do windows, em outras palavras, precisamos reinstalar o BootLoader do Xp na MBR :) (passo que também descreverei neste tópico).

A outra solução, talvés mais pratica mas nem sempre a mais desejada é a reinstalação do Windows. :D

Limpando a MBR

Inicialize o computador com um disco de boot e logo digite o seguinte comando.

fdisk /MBR e veja se dá certo.

A outra opção e entrar com o disco do xp e na tela de opções digite "r" (sem aspas) isso o leva ao modo de recuperação (linha de comando), e digite o comando.

--> fixmbr

--> y (pra confirmar)

--> fdisk /MBR Isso deve resolver.

A terceira opção é um software tercerizado que faz isso, por exemplo a suite de programas Hirens Boot, muito boa e prática, mas nem sempre se tem essas ferramentas na hora do aperto ;).


Reinstalando o BootLoader

Inicialize com o CD de instalação do WindowsXP e na primeira tela que aparecer pedindo para inciar a instalação do Windows, não precione ENTER, precione R, para reparar.

Será aberto o console do WindowsXP mas nem sempre a mais desejada é aonde você pode entrar com diversos comandos para reparação do Windows.

Neste caso, utilizaremos apenas dois:

FIXBOOT e pressione a tecla ENTER

FIXMBR e pressione a tecla ENTER

Pronto, você ja pode reiniciar o micro que o seu Bootloader estará novinho em folha.


Bom pessoal, por hoje é só, espero que este material possa ajuda-los como ajudou a mim.

As fontes de informação para elaborar este tópico foram:

Wikipédia
Yahoo Groups
Foruns Microsoft
Technet
O nosso maior amigo, Google

Abraços a todos

Nenhum comentário: