Google
Ler e publicar artigos, monografias, contos, poesias e textos em geral.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Teste de Rede via Software

Gostaria de compartilhar com voces uma ferramenta simples mas que ajuda muito em uma análise de rede.
Conciderando que você já conheça os procedimentos de análise de uma rede LAN, e que você ja tenha feito os testes da parte física de sua rede (procedimento que explicarei em outra oportunidade), vamos ao segundo passo.

Analisando a nossa rede:

Você verificou todos os cabos, ja testou os seus HUB's, Switch's, roteador, etc, nada parece fora do normal, mas ainda temos reclamações de lentidão na nossa rede, ainda temos baixo desempenho da mesma. Diante disso, precisamos realizar um teste lógico na nossa rede, como fazer isso ? temos uma infinidade de softwares que ajudam com isso, mas nunca falta uma oportunidade de encontrarmos uma rede pequena sem os recursos de análise necessários. Existe um software chamado SpeedTest, que pode estar em sua caixa de ferramentas, leve, voce pode mante-lo em seu pen drive e utiliza-lo sempre que necessário com uma rápida instalação e configuração.

O SpeedTest pode ser encontrado aqui.

Existe a possibilidade de realizar um teste utilizando uma única máquina, mas eu não o recomendo, o ideal é realizar o teste utilizando duas máquinas ligadas a um hub (ou switch), onde uma delas servirá como servidor e a outra como cliente.

Apôs a instalação do SpeedTest vá em Iniciar > Todos os Programas > RacconWorks SpeedTest > SpeedTeste Server.

Aberta a janela do Servidor, clicamos em Start.

Será aberta uma caixa de diálogo pedindo a você que selecione a porta na qual será realizado o teste, por padrão a porta 80 vem selecionda, a menos que você tenha algum firewall ou restrição desta porta, utilize-a. Clique em ok.

Após Selecionar a porta adequada, será aberta uma tela para que escolhamos um arquivo qualquer que será utilizado no teste, existem quem diga que esta opção é um bug do programa, já que não foi pedido em nenhum momento que fosse criado um arquivo para tal teste. Mas continuamos, escolha um arquivo qualquer e clique em Abrir. Será iniciado o seu servidor.

Esta parte está concluida. Passemos agora a máquina que nos servirá como cliente.


Vá em Iniciar > Todos os Programas > RacconWorks SpeedTest > SpeedTeste client.

Perceba que no canto superior esquerdo, abaixo da barra de menús, será mostrado o server: 127.0.0.1, isto serviria se fossemos realizar um teste utilizando uma só máquina, o que repito, não é recomendável.

Selecione no lado direito a opção = SpeedTest Server, perceba que abriu mais uma possibilidade de trocar a porta.

Em Server, colocamos o número IP da máquina que configuramos como Servidor do SpeedTest. Logo selecionamos a porta que também foi escolhida na configuração do servidor, no nosso caso, mantemos a porta 80 que vem por padrão.

Você pode clicar em Connect (incone da lámpada) mas isso só traria a você a velocidade entre você e o servidor em Kbits.
Vá por tanto no menú, configure e selecione: Reults em KBytes.
Logo precisamos ter uma referncia para saber se a nossa taxa de transferência está ok.

Selecione no menú Compare: a velocidade adecuada a sua rede.

56 Kbps (Modem)
144Kbps (DSL)
256 Kbps (DSL)
...

No meu caso, vou selecionar 100 Mbps (Ethernet) que é o padrão de minha rede, e o mais utilizado atualmente. Por tanto a menos que você tenha uma rede Ethernet 10BaseT, ou uma Rede Ethernet 1000BaseT (Gibabit) selecione 100 Mbps.

Após ter selecionado, poderá ver que surgirá no lado direito de sua tela uma barra de gráfico vermelha, esta será a velocidade ideal da sua rede.

Podemos clicar agora em Connect (icone lámpada), dependendo do desempenho da sua rede, demorará alguns segundos, mas geralmente, não passa de tres. Será mostrado ao lado da barra vermelha, a sua velocidade atual (troughput).

Pronto, você já tem uma análise da sua rede, tem por um lado a velocidade ideal = 100 Mbps e a velocidade que realmente está sendo utilizada (troughput). Realize o teste diversas vezes, retirando o cabo do hub (ou switch) ao final de cada teste e reiniciando a máquina (cliente). Logo entre em SpeedTest Client e realize o mesmo teste.

Espero ter contribuido.
Estou a disposição para qualquer dúvida.
Abraços