Google
Ler e publicar artigos, monografias, contos, poesias e textos em geral.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Criando seu Podcast no Debian Lenny

Hoje vou falar um pouco de como criar um Podcast no Linux,
- é mesmo chicher, vucê vai ensiná isso mehmu Ɂ
é CHEP, vou sim !!!

Bom, deixando as piadinhas de lado, vamos ao que interessa, recentemente, encarei uma jornada até as 3:00 hs da madrugada em busca de informações interessantes para dar uma alavancada na minha carreira, para minha surpresa, fui parar em um site que, digamos assim, eu desprezava :(.
- Mas por que chicher Ɂ

Pois é CHEP, não sei, só sei que eu não gostava muito não, mas acabamos nos entendendo e no fim tudo deu certo.

O site do qual me refiro é o Olhar Digital, achei uma série de vídeos interessantes que me deram algumas idéias muito mais interessantes :) (não conto não !!)

Uma das coisas que eu achei interessante foi a possibilidade de criar um Podcast com um software completamente livre !!! é CHEP, livre !

Quase sempre nós, usuários de GNU/Linux nos deparamos com o problema de encontrar um determinado software que parece ser o nosso salvador mas que não roda no nosso sistema, soluções Ɂ ou a gente emula, ou emula, o wine que o diga !

A minha surpresa com este software chamado Audacity foi dele ser completamente livre e multiplataforma, roda até mesmo em MAC, os caras capricharam mesmo.

O mesmo pode ser baixado no site do projeto, o qual está em português e com um bom material para a sua utilização.

Achei a instalação muito fácil, poucas dependências que foram resolvidas no próprio repositório por meio dos tão conhecidos comandos:

# aptitude update
# aptitude install algumas-dependencias

A interface dele é bem amigável e a utilização muito intuitiva, recomendo de coração que todos aqueles que estejam interessados em montar um Podcast, fazer edição de audio, ou até mesmo brincar com algumas gravações de voz, faça uma prova desta poderosa ferramenta.

Para poder instalá-lo siga os seguintes passos:

Baixe o pacote do Audacity

Entre no diretório em que ele se encontra e rode o comando: # dpkg -i audacity*

Caso você já esteja com as dependências dele na máquina, ele instalará de boa, caso contrário pegue as dependências e instale todas por meio do comando: # aptitude install, lembre-se de atualizar o repositório com o comando # aptitude update.

Apôs a sua instalação, vá no menú Aplicações / Som e Vídeo / Audacity e curta essa viagem.

Aqui vão as referências que utilizei.

Olhar Digital - Como criar seu próprio Podcast

Site do Projeto



Prints do Audacity