Google
Ler e publicar artigos, monografias, contos, poesias e textos em geral.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Para quem ainda não conhece GNU/Linux eis a oportunidade !

Alguém ja ouviu falar de GNU Linux? ou somente Linux ?
Conhecemos o sistema operacional GNU/Linux por somente o nome do seu kernel, mas isso deixa grande parte dos criadores do sistema operacional sem créditos pelo seu trabalho.

Linux, como veremos adiante é somente uma parte do sistema que conhecemos hoje.

Como tudo começou ?

Nos anos 60 e 70 a maioria dos softwares eram livres, não se tinha a intenção de ganhar dinheiro com ele, e sim com o Hardware. Mas nos anos 80 Um cara chamado Richard Stallman começou a perceber uma mudança neste comportamento, ele viu que os programadores ficaram revoltados com o pessoal da manutenção e começaram a aplicar licenças a seus softwares que favoreciam mais a eles mesmos do que aos usuários, com o intuito de ganhar dinheiro com isso.
Richard Stallman, como era um cara bonzinho, percebeu que não só o usuário estaria sendo prejudicado com esta nova moda, mas também os próprios programadores.

Exemplo: Vamos supôr que vocês me convidaram para uma festa, onde cada um tem que trazer alguma coisa, eu decido trazer uma sobremesa que ja é tradição de família, quando voces comem, querem que eu dê a receita para que possam fazer em suas casas, mas eu digo que não, que a receita é uma tradição de família, e que não vou passa-la, a menos é claro que vocês me pagem um valor altíssimo, por que convenhamos, a sobremessa é de mais.
Isso não só deixará vocês sem a sobremessa (a menos que eu seja convidado novamente para a festa é claro) mas também impedirá que outras pessoas possam deixa-la ainda mais gostosa, modificando ela e colocando alguns ingredientes diferentes dos que eu costumo colocar :)

Richard Stallman, percebeu que o usuário estava ficando preso ao programador cada vez que o programa desse problema a final ninguêm poderia mecher no programa se seu código fonte não estivesse aberto (vocês só podem fazer a sobremessa com a minha receita, lembram disso? ), percebeu também que ninguêm poderia estudar este programa para poder aprender com ele, muito menos modificá-lo e repassá-lo para que outros fizessem o mesmo. Programadores novos, não poderiam aprender, a final de contas, que exemplo usariam?

Como você pode criar um bolo se não tem uma receita que de a base para isso ?


Mas bem, foi por causa deste motivo que Richard decidiu criar uma fundação (e não foi a fundação das receitas livres :) foi a fundação do software Livre, ou free Software Foundation, alguêm ja ouviu falar dela ?

A free Software Foundation ou FSF como costumamos abreviar, foi a principal responsável pelo que é o "linux" hoje. Através dela, Richard criou a GPL (General Public Licence) que é a principal licença do software livre (digo principal por que nem todos os softwares livres são licenciados por ela, existem outras, como por exemplo:

FDL - GNU Free Documentation Licence
OPL – Open Publication Licence
CC – Creative Commons
BSD – Berkeley Software Distribution

Junto com a FSF nasceu o projeto GNU*, que recebe uma pequena ajuda de corporações ou donatários voluntários.
O projeto GNU tem a missão de preservar o direito de copiar, estudar, modificar e divulgar as mudanças, assim como proteger os usuários de software livre.

Mas como fazer isso ? pois bem, a free software foundation, criou 4 liberdades, sendo elas:

Liberdade 0 – liberdade para rodar o programa para quaisquer propósitos
Liberdade 1 - liberdade para estudar como o programa trabalha e adaptá-lo às suas necessidades. Ter o código fonte é essencial para isso.
Liberdade 2 - liberdade de redistribuir cópias de forma que você possa ajudar outras pessoas.
Liberdade 3 – liberdade para melhorar o programa e disponibilizar as melhorias para o público, de forma que toda a comunidade possa se beneficiar disso. Ter o código fonte é essencial também para isso.

* GNU (guniw), acrônimo recursivo que surgiu da brincadeira GNU Not Unix.

Já na FSF Richard começou a perceber que muitos softwares livres começaram a ficar melhores do que os softwares proprietários, e foi ai que ele criou a tal GPL (lembram dela ?) para proteger contra pessoas que pudessem querer pegar o código fonte do programa, fechá-lo e vende-lo.

Mas bem, onde anda o Linux até agora, aquele, do pinguim que todos conhecemos ?

Pois bem, Richard (sempre ele) queria criar um sistema operacional livre, mas mesmo para ele, isso era difícil, eles criaram diversos softwares, criaram praticamente tudo, mas faltava um pedaço fundamental para que o projeto fosse completado. Eles até tentaram criar este pedaço, mas não tiveram sucesso, até que... (até que em fim chegou a hora :) apareceu um cara chamado Linus Torvalds (não, ele não é o papai noel, ele nem tem barba !), trazendo um tal de kernel que finalmente transformaria essa história toda em um sistema operacional conhecido mundialmente.


Mas quem era Linus Torvalds (la vem ele contar história :), linus Torvals era um estudante de Ciências da Computação na faculdade de Helsinque na Finlândia, e como vocês podem imaginar, na Finlândia, não existem muitas coisas legais para se fazer, ou você vira um vendedor de lareiras, ou você aprende a programar :).
Linus (felizmente) optou pela segunda alternativa, aprendeu a programar sozinho, ganhou seu primeiro computador quando tinha 12 anos e teve somente mais dois (computadores) antes de se tornar o criador do Linux.

Em um dia de muita nevasca na Finlândia, Linus postou em um newsgroup que estaria desenvolvendo um sistema operacional parecido ao minix, e que gostaria que pessoas postassem idéias, e programas que mais usásem que ele iria tentar colocar no sistema dele (claro que não foi assim, mas faz parte do meu jeito quere ser engraçadinho :P )

Foi quando muitas pessoas ficaram interessadas e começaram a mandar os programas para ele.

Chegando aos ouvidos de Richard (a não, ele de novo não) marcaram um encontro e decidiram juntar os softwares GNU com o kernel linux.

E os dois foram felizes para sempre, ei, a história ainda não acabou :( !!!

Em 1991, Linus lança a primeira versão do linux, e se deu inicio a era do Software livre de verdade.
Desde então, milhares de nerds do mundo todo, pegam softwares GNU, juntam com o kernel linux mais atual, colocam para nerd-testes e lançam uma nova distribuição.
Assim, se formou e continua sendo o ciclo do Sistema operacional GNU/Linux.

Entenderam agora ??


Opa ! surgiu uma nova palavra !

Dsitribuição ?!?! o que é isso ?

Calma, eu estou aqui :)

Você ja deve ter se deparado com a pergunta, que distribuição, ou qual distro você usa ? não ?

Qual diastribuição ou distro você usa ? agora que você ja se deparou com essa pergunta, continuamos :P.

Existem alguns tipos de distribuições, lives, livres e corporativas, cada uma delas tem sua característica, por exemplo, a live, roda apartir do CD/DVD sem a necessidade de que seja instalada no su Disco Rígido, mas até isso o linux faz ?!?! NOOOOOOOOOOOOSSA !!!!!!!!

As distribuições, são a junção do kernes do linux, softwares GNU e mais alguns softwares desenvolvidos por terceiros.

Algumas distribuições, como o Debian por exemplo, optaram por colocar somente softwares GNU para manter a distribuição 100% livre, isso não impede de que o usuário instale outros softwares que não seja 100% livres depois.

Por tanto ja sabemos o que é distribuição, se você não entendeu, me avise, eu copio o texto acima e colo logo abaixo para que você possa ler novamente, longe de mim querer que você se desgaste em subir e ler novamente.